28 de agosto de 2010

Alopécia e Quimioterapia


Alguns tipos de quimioterapia danificam as células responsáveis pelo crescimento do cabelo. A queda frequentemente começa 2 ou 3 semanas após o inicio da quimioterapia e pode ocorrer pouco a pouco ou em mechas, e a queda de todo o cabelo pode levar mais ou menos uma semana. A alopecia ou queda de cabelo pode acontecer em uma parte, em todo o cabelo, ou em qualquer parte do corpo como rosto, braços, pernas, região axilar e região pubiana.

Quase sempre o cabelo volta a crescer de 2 a 3 meses após o término da quimioterapia, e pode acontecer o cabelo crescer um pouco diferente de como era antes, por exemplo, ser mais fino se antes era grosso, ou enrolado se era liso, ou de cor mais escuro ou mais claro.

Orientações: 

Antes de iniciar a quimioterapia converse com seu médico sobre os efeitos colaterais que poderá enfrentar. Algumas orientações podem lhe ajudar:
  • Corte o seu cabelo (aos poucos ou tudo de uma vez). Isso lhe dará uma sensação maior de controle sobre a queda do cabelo e faz com que seja mais fácil superar a perda de cabelo.
  • Se preferir usar peruca, compre-a quando ainda tiver cabelos. Escolha uma que tenha um tom de cor parecido com o seu, que seja confortável e não magoe o seu couro cabeludo.
  • Tome cuidado ao lavar a cabeça, use um shampoo suave, enxugue a cabeça com uma toalha macia e com movimentos suaves e não esfregue.
  • Não utilize artigos ou produtos que possam magoar o seu couro cabeludo como chapinhas, secador elétrico, tinturas para cabelo ou produtos para fazer permanente.
Depois da queda do cabelo é recomendado que:
  • Proteja a sua cabeça, especialmente o couro cabeludo que pode estar sensível, usando chapéu, turbante ou um lenço de cabeça.
  • Não fique em ambientes com temperaturas muito baixas ou muito altas. Use sempre um bloqueador solar para proteger o couro cabeludo.
Fale sobre o que está sentindo e se estiver a incomodar muito, procure ajuda psicológica. Muitas pessoas ficam chateadas, deprimidas ou envergonhadas quando o cabelo cai... isso pode variar de pessoa para pessoa. O importante é não deixar que estes sentimentos dominem a sua vida e algumas vezes conversar com um familiar, o seu médico, um amigo ou até alguém que já teve a experiência poderão ajudar-lhe a enfrentar melhor este efeito colateral.

Lembre-se: o seu cabelo voltará a crescer.

1 comentário:

  1. Sou brasileiro, não tive cancer (graças a Deus), mas tenho calvice hereditária, gostaria apenas de dar meu testemunho em relação as próteses capilares (full lace wig). São o que há de mais moderno hoje em dia!! Eu uso e tenho uma vida totalmente normal, sem nenhuma restrição, e oque é mais importante; ninguem percebe que eu uso prótese, tamanha é a naturalidade das mesmas! Nem se alguem tocar minha cabeça percebe a prótese.

    ResponderEliminar