22 de setembro de 2010

Sabe se tem queda de cabelo em excesso?


Para muitos, perder fios capilares representa um problema desesperador, pois, diversas vezes, a queda dos cabelos é interpretada como início de calvície.

Entretanto, os dermatologistas são unânimes em ressaltar que, além de ser normal cair de 50 a 100 fios por dia, a queda excessiva de cabelo pode não ser calvície, que é resultado de uma rarefação (afinamento) dos fios capilares, e, sim, consequência do uso de produtos químicos, infecções, stress, uso de medicamentos, anemia e dieta pobre em proteínas, problemas que podem ser revertidos quando tratados.

A dermatologista e cirurgiã Maria Angélica Muricy Sanseverino afirma que a calvície caracteriza-se pela transformação do pelo grosso (cabelo normal) em “penugem” (cabelo muito fino). Os cabelos vão diminuindo em força, de maneira lenta e progressiva. Os fios continuam no couro cabeludo, só que ficam quase imperceptíveis. “Além, é claro, de ser resultado de causa genética, basta a presença de um gene com predisposição a calvície, vindo de um dos pais, para manifestar a "patologia”, diz a especialista.
A queda de cabelo tem várias causas. Um exemplo é o uso de produtos, como tinturas, água oxigenada, permanentes, alisantes, descolorantes, entre outros, que podem enfraquecer o fio capilar, quebrar sua haste e levar a sua queda. Outro motivo, muito comum, são as infecções, como uma gripe forte, que pode levar a uma queda excessiva dos fios capilares por quatro semanas.

Queda de cabelo diária é um fenômeno normal e não deve ser confundida com calvície, tal como a de Naomi Campbell.

Hoje, um vilão do problema de queda dos fios capilares que merece destaque é o stress. Toda vez que existe algum factor que necessite de energia, proteínas, vitaminas ou sais minerais, o cabelo é o que mais sofre, pois para de receber estes nutrientes que vão para lugares considerados mais importantes pelo organismo.
A especialista Maria Angélica Muricy destaca outras causas: “o uso de medicamentos" também merece atenção, as pílulas anticoncepcionais podem ter como efeito colateral a queda temporária dos cabelos. Já a anemia, que é a baixa quantidade de hemoglobina no sangue, pode prejudicar a oxigenação do bulbo capilar, resultando em queda do fio”, diz.

Vista como consequência de muitas causas, a queda de cabelo também pode ser gerada por uma dieta pobre em proteína, pois pode fazer com que o corpo economize os nutrientes que iriam para os cabelos. “Todavia, é muito importante apontar que todas as causas citadas têm tratamento e, quando o processo é revertido, os cabelos voltam a nascer naturalmente”, destaca a especialista da Clinica Muricy.

Pessoas que sofrem o distúrbio alimentar da anorexia costumam ter quedas de cabelos excessivas. Esse é um dos primeiros sinais, que o organismo está carente de uma série de nutrientes. Infelizmente, esses primeiros sinais costumam ser ignorados e o quadro clínico do paciente com anorexia se agrava muito. Em casos extremos, a anorexia pode levar até mesmo a morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário