20 de setembro de 2010

Ansiedade



Falar de ansiedade, mas vamos a uma perguntinha, que poderá fazer a diferença: ansiedade  é  condição de quem vive? ou se vive pra ser ansioso?

A ansiedade, é comum a todos os seres vivos ,racionais ou irracionais, portanto faz parte da vida de quem vive.

Mas muitos vivem pra ser ansiosos, reforçam este estado emocional por todos  os lados. Usam ferramentas inconscientes precisas, para que o desconforto, seja sempre maior e maior.

No site :Psicosite,diz: ...."Uma das maneiras de diferenciar a ansiedade generalizada da ansiedade normal é através do tempo de duração dos sintomas. A ansiedade normal se restringe a uma determinada situação e mesmo que uma situação problemática causadora de ansiedade não mude, a pessoa tende a adaptar-se e tolerar melhor a tensão, diminuindo o grau de desconforto com o tempo, ainda que a situação permaneça desfavorável. Assim uma pessoa que permaneça apreensiva, tensa, nervosa por um período superior a seis meses, ainda que tenha um motivo para estar ansiosa, começa a ter critérios para diagnóstico de ansiedade generalizada. Uma vez eliminada a ocorrência de outros transtornos mentais assim como eliminada a possibilidade do estado estar sendo causado por alguma substância ou doença física, podemos admitir o diagnóstico de ansiedade generalizada..."

Se dermos conta que nosso cérebro deve ser bem cuidado e que não é um tabuleiro de xadrez, que o colocamos  em cheque mate, toda hora e em toda situação, poderíamos aproveitar muito mais dele,do que você pensa!

Já vivemos dias stressantes, as relações humanas já não são tão tranquilas, o dinheiro pra muitos, é motivo de matar um leão por dia, já que há pessoas que matam um leão por horas... Mas fique atento, pois a ,ansiedade quando "normal", nos faz seguir enfrente, nos alerta para os perigos, nos faz ficar cautelos. Portanto, fique  alerta, sobre o que você faz e como você  materializa, sua ansiedade.

Sempre digo: que sentir, faz parte do estado humano, mas o comportamento que depositamos, que materializamos este estado, é de total responsabilidade nossa. Portanto, pare uus 5 minutos por dia dia, respire, faça uma revisão de como você esta administrando seu dia, suas horas, sua ansiedade, até aquele momento, isto ajudará e muito.

Seguem os sintomas da ansiedade ,quando ela começa ser uma enfermidade:

1. Dificuldade para relaxar ou a sensação de que está a ponto de estourar, está no limite do nervosismo

2. Cansa-se com facilidade

3. Dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos

4. Irritabilidade

5. Tensão muscular

6. Dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório

Por fim, um critério presente em todos transtornos mentais é o prejuízo no funcionamento pessoal ou marcante sofrimento. Não podemos considerar os sintomas como suficientes para dar o diagnóstico caso o paciente não tenha seu desempenho pessoal, social e familiar afetados.

Eliana S. Psicóloga

Sem comentários:

Enviar um comentário